O que é escoliose ?
A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna caracterizada pela inclinação lateral e rotação axial das vértebras, em alguns casos com redução das curvaturas da coluna no plano sagital. Só chamamos de Escoliose curvas com angulações maiores que 10 graus de Cobb.
A escoliose pode ser formada por uma curva em “C”, ou duas ou mais curvas em “S”. A formação destas curvas na coluna geram assimetrias no corpo, podem provocar dor, e em casos mais graves levar a uma cirurgia.
Como identificar a escoliose ?
Para a confirmação da presença de uma escoliose, o fisioterapeuta irá realizar uma avaliação física detalhada, testes específicos, além de análises específicas utilizando ferramentas como o escoliômetro e Raio X Panorâmico da coluna.
É de extrema importância que as crianças e adolescentes sejam avaliados o mais precocemente possível, em especial na adolescência onde a curva escoliótica pode se agravar rapidamente devido ao estirão de crescimento. O estirão de crescimento acontece nas meninas de 10 aos 14 anos e nos meninos de 12 aos 16 anos.
Atenção: Se você detectar qualquer assimetria na coluna ou no corpo do seu filho, procure imediatamente um fisioterapeuta ou um médico para a confirmação da presença de uma escoliose.
Tratamento da escoliose
A escoliose deve ser tratada por fisioterapeutas especializados em Exercícios Específicos Tridimensionais para Escoliose – MÉTODO S4D, e em alguns casos associado ao uso de coletes Ortopédicos. Todo o tratamento será direcionado atendendo ás necessidades específicas de cada paciente e características da curva escoliótica. Através de uma avaliação rigorosa é possível definir quais serão as melhores diretrizes no tratamento e assim atingir os melhores resultados. A meta de todo tratamento da escoliose é conter a evolução da curva escoliótica evitando a piora do quadro e até uma cirurgia, melhorar a estética corporal e alívio das dores.
ATENÇÃO!!
Os Exercícios específicos para Escoliose é o único tratamento capaz de evitar a cirurgia, melhorar o padrão estético e postural, melhorando a dor e qualidade e vida e em muitos casos reduzir a curvatura de pessoas que sofrem com escoliose.
A detecção precoce é importante para iniciar um tratamento eficiente para escoliose, reverter o quadro clínico dos pacientes e evitar problemas mais graves como cirurgias para coluna. Principalmente aqui no Brasil, onde as cirurgias podem custar a partir de R$35 mil reais e a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) pode durar até cinco anos. É fundamental o apoio de profissionais da área da saúde para validarem o problema.